Concorrência Perfeita

 

 

É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio.

Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.

O preço de equilíbrio é determinado pela interação entre oferta e demanda (procura), sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial.

As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são: grande números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala (produção em larga escala); nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições – quem dita a regra é a lei da oferta e da demanda (procura) – o senhor da situação é o mercado; vendedores e compradores ficam subordinado ao mercado.

Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas: mercado atomizado (composto de um grande número de empresas, como se fossem átomos); produtos homogêneos (não existe diferença entre os produtos ofertados pelas empresas concorrente); transparência de mercado (todas as informações sobre lucros e preços são conhecidos por todos os participantes do mercado).

Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado dos produtos hortifrutigranjeiros é o exemplo que mais se aproxima a esse tipo de mercado.

O mercado da concorrência perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal.