Questões Selecionadas de História de RO, Geografia de RO e de Legislação para o MP-RO

 

1. (CESGRANRIO – 2007 – TCE-RO – Técnico em Informática) Rondônia é um dos estados da Amazônia que passou a ter problemas ambientais decorrentes de sua rápida expansão desenvolvimentista. Sobre este fato, é correto afirmar que:

a) os organismos internacionais, ao criarem projetos de colonização, tinham como objetivo socializar os recursos naturais da floresta, reduzindo, assim, as alterações no ecossistema.

b) o governo de Jorge Viana, cuja gestão foi batizada como “governo da floresta”, tem contribuído para aliviar os efeitos da poluição ambiental.

c) o plantio da soja e a pecuária extensiva atraíram maciços investimentos para a região, como parte do Plano Amazônia Sustentável.

d) as reservas ecológicas, como a Reserva Extrativista Chico Mendes, são respeitadas pela população, o que garante a preservação do Território de Rondônia.

e) a intensa exploração dos recursos naturais acabou por alterar consideravelmente o ecossistema, interferindo nas mudanças climáticas que atingem a região.

2. (CESGRANRIO – 2007 – TCE-RO – Técnico em Informática) Na década de 60 do século XX, uma onda migratória em direção ao Território Federal de Rondônia aqueceu a economia da região. Essa onda migratória:

a) era composta por imigrantes atraídos pelas vantagens oferecidas pelo sistema de parceria, implantado pelo Senador Nicolau Vergueiro.

b) era composta, em sua maioria, por garimpeiros em busca de cassiterita, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo Governo Federal.

c) reviveu os antigos bandeirantes, que utilizavam os cursos de rios para atingir o interior.

d) representou uma melhoria na qualidade de vida dos povos indígenas ali instalados.

e) levou o Governo Federal a controlar com maior rigor as reservas minerais encontradas no subsolo amazônico, criando projetos integrados de colonização.

3. (CESGRANRIO – 2007 – TCE-RO – Técnico em Informática) A região do atual Estado de Rondônia passou a integrar oficialmente a colônia portuguesa na América somente em 1750, quando foi firmado o Tratado de Madri, cuja base para determinações acerca de territórios foi o princípio do uti possidetis, segundo o qual:

a) a aquisição dos territórios reivindicados só pode ser realizada através da compra.

b) as terras situadas às margens dos rios Guaporé e Mamoré passam a pertencer aos proprietários das minas de Potosi.

c) os territórios anteriormente ocupados pelos espanhóis ficam protegidos por expedições marítimas e terrestres.

d) os territórios devem pertencer a quem realmente os ocupa.

e) todos os acidentes geográficos devem alterar sua denominação, se mudarem os proprietários dos respectivos territórios.

A questão de número 04 deverá ser respondida com base no texto que se segue.

“Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção, fantasia e realidade (…). Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia era vegetal.”

BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2ª ed. Ver. São Paulo: Ática, 2003, p. 156.

4. (CESGRANRIO – 2005 – MPE – RO – Analista de Redes e Comunicação de Dados) Ao afirmar que o maior tesouro da Amazônia era vegetal, o autor se refere a características que favoreceram o crescimento do atual Estado de Rondônia e sua capital Porto Velho porque:

a) realça a importância da atividade mineradora, que fez surgirem povoados como Vila Bela da Santíssima Trindade, atual Porto Velho.

b) valoriza o extrativismo das drogas do sertão, cujos coletores foram responsáveis também pelo extermínio de indígenas e pela ocupação efetiva do vale Guaporé- Madeira.

c) destaca a presença de um ecossistema variado que reflete a manutenção da biodiversidade do planeta.

d) destaca a produção da borracha em larga escala, o que favoreceu o crescimento demográfico da região, atraindo comerciantes, exportadores e investidores estrangeiros.

e) reforça a preocupação em manter a cobertura vegetal nativa como forma de garantir a permanência de solos férteis para cultivo de produtos agrícolas de exportação.

5. (CESGRANRIO – 2005 – MPE – RO – Analista Programador) Segundo a Lei Complementar nº 303/2004, o período de estágio probatório ao qual está sujeito o funcionário nomeado para cargo de provimento efetivo, no Ministério Público de Rondônia, visando a avaliar seu desempenho, terá a duração de:

a) 3 anos.

b) 2 anos.

c) 1 ano.

d) 6 meses.

e) 3 meses.

6. (CESGRANRIO – 2005 – MPE – RO – Analista Programador) Segundo a Lei Complementar nº 303, os funcionários do Ministério Público de Rondônia terão direito a gratificações, regulamentadas pelo Procurador Geral de Justiça. Entre elas, a única que NÃO se enquadra nestas características é a gratificação:

a) especial de incentivo a servidor em função de natureza peculiar e em regime de dedicação exclusiva.

b) de plantão, por atividades exercidas em horário especial.

c) de capacitação, por obtenção de diploma de nível superior, desde que não seja requisito para o cargo.

d) de curso e concurso, a servidor que seja componente de comissão temporária com atribuições afins.

e) de gabinete, a servidor investido em cargo em comissão.

7. (CESGRANRIO – 2005 – MPE – RO – Analista Programador) Bastante polêmica e criticada no Brasil, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tornou-se fundamental para a formação sociopolítico-econômica de Rondônia, mas não atingiu os objetivos para os quais fora construída. Todas as opções estão associadas ao período conhecido como “erradicação da Madeira-Mamoré”,EXCETO:

a) a falta de infra-estrutura viária entre Brasil e Bolívia.

b) a presença de novas frentes agrícolas.

c) a abertura de novas estradas de rodagem em território nacional.

d) o declínio do ciclo da borracha.

e) os altos custos de operacionalização da estrada de ferro.

8. (CESGRANRIO – 2005 – MPE – RO – Analista Programador)“A partir de 1970, a migração para a Amazônia Ocidental passou a ser fortemente orientada pelo governo federal, acrescida por pequenos e médios produtores e investidores do sul do país que se dirigiam para Rondônia e Mato Grosso.”

BECKER, Bertha. Amazônia. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1990.

Sobre a consolidação do processo migratório na região, pode-se afirmar que ele:

a) constituiu condição não só de povoamento como também da formação da força de trabalho, tornando-se estratégia de ocupação adotada pelo Estado.

b) vinculou-se ao extrativismo animal e à extração de óleos e madeiras nobres oriundas das reservas encontradas no baixo Madeira.

c) determinou a demarcação das terras indígenas com o objetivo de preservar a cultura local dos grupos nativos.

d) contribuiu para modificar a configuração étnica da população local, como é o caso dos barbadianos, cujos descendentes já constituem 80% da população de Rondônia.

e) foi proibido pelo governo pós-anistia, que acusava os elementos exógenos de descaracterizar a cultura regional.

9. (CESGRANRIO – 2007 – TCE-RO – Analista de Informática)Considera-se como um dos fatores determinantes da criação do Estado de Rondônia o(a):

a) desmatamento de grande parte da área florestada da Amazônia Ocidental.

b) surto demográfico em função da agropecuária e dos garimpos.

c) obtenção de terras a partir dos incentivos governamentais.

d) insistência da Bolívia na devolução do território pelo Brasil.

e) transferência da capital brasileira para o Centro-Oeste.

10. (CESGRANRIO – TJ/RO – 2008 – Técnico Judiciário) ” ( … ) Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos, traziam arcos com setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram ( … )”

Desta forma, Pero Vaz de Caminha descrevia o primeiro encontro entre portugueses e nativos. Ao longo da ocupação e colonização da Amazônia, porém, os conquistadores ibéricos:

a) respeitaram a organização política, social e econômica dos nativos, muitos dos quais ainda hoje mantêm um estilo de vida nômade e coletor.

b) facultaram aos indígenas das missões religiosas o direito de permanecer em seus aldeamentos após a expulsão dos jesuítas.

c) desestruturaram as comunidades indígenas em seu aspecto político, econômico e social, reduzindo todos os grupos indígenas brasileiros a um mesmo estágio cultural, bastante primitivo.

d) fixaram os primeiros núcleos de povoamento na região com a finalidade de facilitar a catequese e a pacificação dos indígenas, bem como a preservação de suas aldeias.

e) viram nos indígenas a possibilidade de obtenção de mão-de-obra, passando a submetê-los sob a forma de escravidão e na formação de missões religiosas.

11. (FCC – 2010 – SEFIN-RO – Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) Considere as afirmações sobre a população do estado de Rondônia.

I. O crescimento demográfico entre 1970 e 1980 foi muito acentuado, aumentando a densidade demográfica do estado.

II. Diferentemente do que tem ocorrido em outros estados da federação, Rondônia apresentou aumento da taxa de fecundidade nesta última década.

III. A maior parte da população rondoniense é urbana, sendo Porto Velho e Ji-Paraná as duas cidades mais populosas.

IV. Mais de 1/3 da população residente no estado é migrante, fato que se reflete na composição etária da população, com predomínio de adultos.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) II e III.

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.