Questões de TGA

 

1. Em relação à teoria da contingência, considere:

I. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua estrutura.

II. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a performance organizacional.

III. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da teoria.

IV. Para a teoria, os fatores do ambiente interno equiparam-se aos externos à empresa, condicionando a elaboração de estratégias e táticas de ação.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) I e III.

d) I, II e III. (X)

e) II e IV.

2. A respeito do planejamento estratégico como instrumento de melhoria da gestão nas organizações, assinale a opção correta.

a) A capacidade de inovação e experimentação está invariavelmente associada à flexibilização das regras organizacionais.

b) O planejamento estratégico é um instrumento que permite a previsão e o planejamento de ações futuras. (X)

c) A formulação da estratégia diz respeito somente à organização, que deve sempre estar preparada para a mudança, independentemente do ambiente em que esteja inserida.

d) Na fase de elaboração da estratégia organizacional, devem ser priorizados os aspectos formais do processo, relegando-se o conteúdo a fases posteriores.

Comentários: Segundo Peter Drucker “planejamento estratégico é o processo contínuo de sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

Sendo assim, guia o comportamento das organizações frente aos desafios de uma dinâmica mutável.

O Planejamento Estratégico é um processo que estabelece objetivos a longo prazo para a organização. Aponta os caminhos a serem seguidos na interação com o ambiente. O planejamento estratégico é responsabilidade da alta cúpula da organização.

3. Um significado do Balanced Scorecard (BSC), de forma objetiva para os colaboradores de uma organização, é:

a) um sistema de controle gerencial.

b) um conjunto de indicadores financeiros.

c) um sistema que traduz a estratégia em objetivos, medidas, metas e iniciativas. (X)

d) um painel de informações gerenciais.

e) uma lista de indicadores-chave de performance.

4. Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

a) Uma das funções da cultura organizacional é apreender as percepções de natureza cognitiva sobre diferentes aspectos particulares do trabalho como relações interpessoais, carga de trabalho e políticas de gestão.

b) O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional. (X)

c) A socialização determina como a cultura e o clima organizacional são formados ao longo do tempo, caracterizando a forma como as pessoas passam a perceber o contexto das organizações.

d) O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção dostatus quo em contraste ao crescimento é exemplo de cultura organizacional com orientação a resultados.

e) Cultura organizacional é um termo descritivo sobre como as coisas são feitas em determinada empresa, enquanto clima organizacional é um termo explicativo sobre o que faz as coisas serem como são em determinada empresa.

5. Considerando a gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

a) As políticas de manutenção de recursos humanos envolvem critérios de planejamento, alocação e movimentação interna de pessoas nas organizações.

b) A principal etapa do desenho de um sistema de informação gerencial para a gestão de pessoas é a observação do desempenho individual esperado na organização.

c) A integração, a higiene e a segurança no trabalho são exemplos de técnicas de administração de recursos humanos aplicadas diretamente sobre as pessoas.

d) A análise e descrição de cargos e também o estudo de tempos e movimentos fornecem dados para a tomada de decisão sobre admissões de pessoal nas organizações.

e) Na gestão de pessoas, o processo de aplicação diz respeito ao que as pessoas farão nas organizações, ou seja, tarefas, atividades e desempenho. (X)

6. A respeito do planejamento estratégico como instrumento de melhoria da gestão nas organizações, assinale a opção correta.

a) A capacidade de inovação e experimentação está invariavelmente associada à flexibilização das regras organizacionais.

b) O planejamento estratégico é um instrumento que permite a previsão e o planejamento de ações futuras. (X)

c) A formulação da estratégia diz respeito somente à organização, que deve sempre estar preparada para a mudança, independentemente do ambiente em que esteja inserida.

d) Na fase de elaboração da estratégia organizacional, devem ser priorizados os aspectos formais do processo, relegando-se o conteúdo a fases posteriores.

7. Em relação à análise econômica de investimentos, considere:

I. As técnicas de análise de investimentos valem-se de alguns estratagemas como a análise da TIR e do VPL.

II. Quando o VPL é maior que zero, a organização obterá um retorno maior que seu custo de capital.

III. A TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de um projeto de investimento igualar-se a zero.

IV. O payback é muito utilizado na análise de investimentos por considerar o valor do dinheiro ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas. (X)

e) I, II, III e IV.

8. Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar que:

a) o modelo caracteriza-se por valer-se, entre outros, do compartilhamento aberto de informações e de um clima organizacional que requer atenção e confiança entre os colaboradores.

b) a liderança tem um papel importante neste modelo de organização, por combinar a cooperação entre liderados e um enfoque na eficácia dos processos.

c) é crucial numa organização de aprendizagem que os colaboradores sejam livres para trabalhar uns com os outros, devendo ser eliminadas barreiras estruturais e físicas existentes. (X)

d) em uma organização de aprendizagem os líderes devem atuar tanto na direção e controle de equipes como enquanto facilitadores e apoiadores da mesma.

e) as organizações de aprendizagem podem ser caracterizadas como um projeto organizacional, ao invés de uma filosofia organizacional que tem implicações em um projeto de mudança.

9. Em relação a mudança organizacional, considere:
I. São presenciados simultaneamente três campos de força em uma organização em mudança, que se caracterizam por desejar a mudança, evitar a mudança e implementa-la.
II. A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer.

III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento.
IV. Uma dificuldade na gestão da mudança ocorre pelo fato de a empresa desejar ou necessitar mudar e os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se a favor, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I e III.

d) II e IV. (X)

e) III e IV.

10. Em relação aos processos organizacionais, considere:

I. A função de planejamento numa organização guarda uma relação direta com a função de controle, enquanto a função de direção tem relação direta com a função de organização do trabalho.

II. As habilidades técnicas são mais relevantes entre supervisores de 1ª linha, as habilidades conceituais maiores na administração superior e as habilidades humanas, mais requeridas no nível da gerência intermediária.

III. A organização matricial prevê maior flexibilização dos limites entre departamentos, possibilitando que os funcionários reportem-se a diferentes gestores.

IV. Um elenco de maneiras para se superar barreiras de comunicação inclui a utilização de feedback, observar sinais não-verbais, escutar com atenção, simplificar a linguagem, além de conter as emoções.

V. Indiferentemente ao controle preventivo, simultâneo ou de feedback adotados na gestão, os mesmos servem para medir o desempenho real, comparar o desempenho com o padrão, e tomar medidas de ação corretiva.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) I, II, III e IV.

b) I, II, IV e V.

c) I, III,IV e V. (X)

d) II,III e IV.

e) II, IV e V.

11. A estratégia da empresa é refletida em quatro diferentes perspectivas doBalanced Scorecard. NÃO se trata de uma perspectiva do BSC:

a) Financeira.

b) Cliente.

c) Colaboradores. (X)

d) Processos internos.

e) Aprendizagem e renovação.

Comentários: O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber: Finanças; Clientes; Processos Internos e Aprendizagem/ Crescimento Organizacional.
O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.
O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas.

Fonte: Introdução à TGA; CHIAVENATO

12. O processo decisório compreende a decisão propriamente dita. Decisão é uma escolha entre possibilidades para solucionar problemas. Os principais tipos de decisões tomadas pelos gestores são as decisões programadas e as decisões não programadas. Em relação às decisões não programadas, pode-se afirmar que:

a) Devem ser tomadas pelos consultores externos à organização quando solicitados.

b) Não é necessária a realização de um diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação considerado original.

c) Dependem exclusivamente da reação dos liderados em relação ao superior, quando envolve o estabelecimento de um procedimento padrão.

d) São tomadas para solucionar problemas que as soluções padronizadas não são suficientes para resolver. (X)

e) Devem ser tomadas por escalões de níveis mais baixos na organização.

Comentários: As decisões programadas são caracterizadas por seremrepetitivas, rotineiras e estruturadas. São automatizadas, logo não precisam da intervenção do decisor.

As decisões não programadas são caracterizadas pela novidade, logodependem da solução do decisor. Não existem referenciais anteriores para solução do problema, assim, será necessário a implementação de medidas específicas não contempladas nas decisões padronizadas.

Referência (Oliveira, 2002, página 148).

13. Os diretores de uma determinada empresa estão elaborando o planejamento estratégico para o período 2011- 2013. A empresa trabalha com uma rede de hotéis espalhados pelas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Na elaboração das estratégias, o gerente de marketing afirmou categoricamente que as estratégias devem levar em conta os seguintes aspectos:

I. O nível das mudanças ocorridas no ambiente.

II. As operações de rotina desenvolvidas pelo nível operacional da organização.

III. O número de formulários utilizados por cada departamento.

IV. Os objetivos a serem alcançados pela organização.

V. As variáveis do mercado onde a organização está inserida.

Estão corretos apenas os aspectos:

a) I, II, III.

b) I, IV, V. (X)

c) II, III, IV.

d) II, IV, V.

e) III, IV, V.

Comentários: Os níveis citados em II e III dizem respeito a procedimentos operacionais.

14. O planejamento estratégico, em uma de suas etapas, propõe um diagnóstico estratégico, onde as variáveis do ambiente interno e do ambiente externo são avaliadas. São consideradas variáveis do ambiente externo:

a) Variáveis econômicas, legais e políticas. (X)

b) Estratégias de marketing, de produção e de recursos humanos.

c) Clima organizacional, cultura organizacional e resistência às mudanças.

d) Estratégias de marketing, clima organizacional e variáveis legais.

e) Resistência às mudanças, estratégias de recursos humanos e cultura organizacional.

Comentários: A Análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Identifica as práticas atuais da sua organização e o seu modo de fazer.

A Análise externa é ampla, tida como incontrolável e refere-se ao conhecimento do ambiente externo à organização. Envolve o macroambiente, como itens políticos, legais, econômicos, tecnológicos, concorrentes, governo, etc…

Referência: Administração Pública, Augustinho Paludo.

O diagnóstico estratégico do planejamento estratégico diz respeito à análise SWOT.

S – strenght (forças) – ambiente interno


W – weakness (fraquezas) – ambiente interno


O – oportunities (oportunidades) – ambiente externo


T – threats (ameaças) – ambiente externo


As variáveis listadas na assertiva A podem representar AMEAÇAS. Nas demais todas ou alguma variável representa força ou fraqueza (ambiente interno), como clima e cultura organizacionais, por exemplo.

15. A departamentalização é o agrupamento de atividades similares ou homogêneas, levando-se em consideração a divisão do trabalho e as especializações existentes na organização. Em relação à departamentalização por produtos ou serviços, são consideradas vantagens, EXCETO:

a) O enfoque da organização é primordialmente sobre produtos e serviços e não sobre a estrutura organizacional interna.

b) Permite a organização, condições favoráveis para inovar e criar, no que diz respeito aos produtos e aos serviços ofertados aos clientes.

c) Permite alocação de recursos financeiros específicos para cada grupo de produto ou serviço da organização.

d) Propicia flexibilidade em relação às unidades de produção, sem interferir na estrutura organizacional.

e) Possibilidade de ações em determinada região, pois as variáveis dessa região se tornam conhecidas com esse tipo de departamentalização. (X)

Comentários: departamentalização por produtos é uma estrutura divisional, ou seja, voltada para resultados.

Vantagens: Flexibilidade de cooperação interdepartamental, mais flexível


Desvantagem: Enfraquecimento da especialização.


Indicado: Empresas com várias linhas de produtos. Para situações externas instáveis, pois em situações estáveis e com poucos produtos, pode trazer custo operacional elevado.

A letra “e” refere-se à departamentalização geográfica, orientada para o mercado e para as necessidades específicas de cada região.

16. O processo de comunicação é essencial para que as informações passem de uma pessoa a outra dentro das organizações. Quando a informação não ocorre de maneira clara, surgem as barreiras no processo de comunicação. Representa uma barreira humana à comunicação

a) o espaço ou distância.

b) as lacunas de tempo.

c) as diferenças de sensitividade. (X)

d) a interpretação de palavras.

Comentários: a) o espaço ou distância. BARREIRAS FÍSICAS.

b) as lacunas de tempo. BARREIRAS “TEMPORAIS”.

c) as diferenças de sensitividade. BARREIRAS HUMANAS.

d) a interpretação de palavras. BARREIRAS SEMÂNTICAS.

17. Leia as afirmativas a seguir.

I. O clima organizacional não está intimamente relacionado ao grau de motivação de seus participantes.

II. O clima organizacional tende a baixar em situações de mudanças organizacionais, greves, piquetes, etc.

III. O clima organizacional é reflexo das motivações individuais dos membros da organização.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c) apenas as afirmativas II e III estão corretas. (X)

d) as afirmativas I, II e III estão corretas.

Homem Complexo é, em administração, a concepção do homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Como a maioria dos sistemas ele está preocupado em manter seu equilíbrio interno (homeostasia) e simultaneamente resolver problemas e atender as demanda e forças do seu ambiente externo (família, amigos, colegas e empresa). Fonte: https://bit.ly/yUG68M

Homem organizacional: enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relações Humanas “o homem social”, a Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações. Fonte: https://bit.ly/yMts5R

 
Homo economicus: Princípios fundamentais do conceito homo economicus: a) A razão psicológica essencial a toda a atividade humana é o interesse pessoal. Este primeiro princípio é então afectivo, pois define a única razão da actividade económica; b) O homem não obedece senão à razão; c) O sujeito é universal, o interesse pessoal e a racionalidade são válidos em todos os lugares e em todos as épocas; d) O homem está perfeitamente informado, tem conhecimento da totalidade das consequências de todas as possibilidades das ações que se lhe oferecem; e) O homem vive o presente num tempo linear, não se lembra nem tem a capacidade de prever; f) Ele está só e, portanto, livre dos outros homens, ou seja, não existem determinismos que lhe sejam exteriores. Com base nesta construção abstrata, que os economistas construíram sobre um corpo teórico unanimemente aceite, elaboraram-se leis econômicas que se encontram em todas as obras fundamentais: a lei da maximização da utilidade e leis sobre a utilidade marginal, aplicadas ao consumo e à produção. Fonte:https://bit.ly/yMZyQe

 

 
Homo social é um conceito derivado da Teoria das Relações Humanas. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo social”. As três principais caraterísticas desses modelos são: a) o ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico; b) o homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica; c) todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização. Fonte:https://bit.ly/zl1HJp