Questões de Auditoria/SEFAZ-AC/2009

 

1) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) A respeito dos fundamentos de auditoria das demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

 

A) Em nenhuma hipótese, as informações obtidas durante o trabalho de auditoria podem ser fornecidas a terceiros.

B) Durante a realização de uma auditoria, é suficiente que o auditor utilize critérios e procedimentos que proporcionem provas de que os valores incluídos nas demonstrações contábeis correspondem à realidade.

C) A imparcialidade indispensável ao exercício do trabalho de auditoria implica a exigência de que o auditor não faça juízos de valor.

D) O auditor pode ser responsabilizado pela não descoberta de fraude existente na companhia auditada.

 

 

2) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) Assinale a opção correta a respeito da técnica de amostragem, utilizada em auditoria.

 

A) A amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com os efeitos na posição patrimonial e financeira da entidade e o resultado por ela obtido no período.

B) Na determinação da amostra, o auditor deve procurar reduzir a zero a margem de erro.

C) Os métodos empregados para selecionar os elementos da amostra devem ser exclusivamente estatísticos.

D) O auditor não pode utilizar seus próprios critérios de seleção da amostra.

 

 

3) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) Em relação ao parecer de auditoria, julgue os itens seguintes.

 

I. Se o auditor discordar da administração em relação à forma de apresentação das demonstrações contábeis, seu parecer não deve ser emitido sem ressalvas.

II. O parecer com ressalvas deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalvas, com o acréscimo das circunstâncias que são objeto da ressalva.

III. Mesmo que o parecer seja emitido com abstenção de opinião, o auditor deve mencionar desvios relevantes das demonstrações contábeis.

IV. No caso de demonstrações contábeis consolidadas, a opinião do auditor da entidade controladora deve abranger as demonstrações contábeis como um todo, sendo a parte relacionada às entidades controladas embasada nos pareceres dos auditores dessas entidades.

 

A quantidade de itens certos é igual a:

 

A) 1.

B) 2.

C) 3.

D) 4.

 

 

 

4) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) A respeito das normas gerais de auditoria, assinale a opção correta.

 

A) O risco de auditoria é tecnicamente definido como a possibilidade de o auditor receber represálias da entidade auditada em decorrência de opinião desfavorável emitida.

B) Em nenhuma hipótese, o auditor poderá emitir opinião acerca de demonstrações contábeis apresentadas na forma condensada.

C) No caso de sistemas contábeis com base em processamento eletrônico de dados, o programa de trabalho do auditor deve incluir o exame da segurança eletrônica dos sistemas adotados pela entidade.

D) Se as estimativas feitas para o período auditado apresentarem variações significativas, quando comparadas com períodos anteriores, o parecer do auditor deve ser emitido obrigatoriamente com ressalvas.

 

 

5) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) Quando as auditorias interna e externa são comparadas, é possível evidenciar diferenças, embora sejam essencialmente o mesmo tipo de exame de demonstrações financeiras. Acerca dessas auditorias, assinale a opção correta.

 

A) O trabalho de auditoria externa deve ser exercido de forma contínua, por todo o tempo em que a entidade auditada estiver em operação.

B) A finalidade da auditoria externa é promover melhorias nos controles da empresa, de forma a assegurar a proteção do patrimônio.

C) Os principais interessados no resultado do trabalho de auditoria interna são a própria empresa auditada e o público.

D) O exame feito pela auditoria externa abrange um número maior de áreas no período de referência.

 

 

6) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) Não faz parte dos principais objetivos do planejamento de auditoria

 

A) assegurar que não haja ressalvas no parecer emitido.

B) propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade.

C) obter conhecimento das atividades da entidade.

D) identificar a legislação aplicável.

 

 

7) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) Com relação ao processo de auditoria, assinale a opção correta.

 

A) Todos os fatos encontrados pela auditoria devem ser relatados sem restrição, devendo o auditor deixar o julgamento da relevância de cada fato a critério dos usuários de seu relatório.

B) O grau de eficácia do sistema de controle interno está inversamente relacionado com a quantidade de testes de auditoria que precisam ser feitos durante a fase de avaliação da afirmação.

C) O fator que mais favorece o aumento da subjetividade inerente ao trabalho de auditoria é a existência de um grande volume de fatos repetitivos e rotineiros.

D) Entre os fatores que devem ser considerados pelo auditor no processo de auditoria não se inclui a integridade dos administradores da entidade.

 

 

8) (Fiscal da Receita Estadual/SEFAZ-AC/Cespe/2009) A revisão analítica constitui uma análise gerencial de verificação do comportamento de valores significativos. A esse respeito, assinale a opção correta.

 

A) No exame do inter-relacionamento de contas, os custos das vendas devem ser comparados com os salários pagos.

B) A revisão analítica indica para o auditor as áreas da entidade em que os testes detalhados podem ser reduzidos.

C) Tendo em vista suas características inerentes, a revisão analítica somente pode ser realizada após o encerramento do balanço.

D) O registro de uma transação em desacordo com os princípios fundamentais de contabilidade, embora irregular, não pode ser considerado uma variação atípica.