Questões de Economia - ANAC/2012

 

 

Julgue os itens a seguir, acerca do equilíbrio do consumidor, dos efeitos preço, renda e substituição, da elasticidade da demanda ou procura, dos fatores de produção e da elasticidade da oferta.

(E) A elasticidade-preço da demanda, que determina como a quantidade demandada de um bem depende dos preços, e a razão entre a variação percentual dos preços e a variação percentual da quantidade demandada.

(E) A elasticidade-preço da oferta e determinada por dois fatores: a disponibilidade de insumos e o tempo. A elasticidade tende a ser maior quando os produtores tem mais tempo para responder as alteracões de preço.

(E) Os fatores de produção podem ser classificados em naturais, trabalho e capital, sendo este último dividido em fisico e humano. O capital fisico e formado pelos recursos manufaturados utilizados na produção, pela educação e pelo conhecimento incorporado na força de trabalho.

(C) O efeito substituição refere-se ao fato de que se trocam bens caros por bens mais baratos. Assim, a elevação dos preços de um bem implica menor desejo de se consumir esse bem, se houver um substituto para ele.

(C) O preço de equilíbrio ocorre se demanda e oferta são iguais, de forma que cada comprador disposto a pagar o preço encontre um vendedor disposto a vender ao mesmo preço.

(C) Caso a renda nominal dos consumidores seja constante, a elevação do preço do ingresso de um jogo do campeonato brasileiro de futebol acarretará uma tendência de queda da demanda por esse bem. Para continuar consumindo a mesma quantidade de ingressos para os jogos desse campeonato, os consumidores teriam de abrir mão do consumo de outros bens.

Acerca da estrutura de mercado, julgue os itens que se seguem.

(E) Como a demanda do monopolista é a própria demanda de mercado, o monopolista pode atuar conjuntamente sobre o preço e sobre a quantidade.

(C) A vantagem competitiva, conceito originado em oposição ao conceito de vantagem comparativa, pode ser definida como uma vantagem de determinada empresa em relação aos seus concorrentes. A vantagem competitiva é avaliada pelo desempenho econômico sistematicamente superior ao dos demais competidores.

(E) A inserção das empresas na estrutura produtiva não se inclui entre os elementos básicos do padrão de concorrência.

(E) Para Poter, os fatores de competitividade sao os seguintes: rivalidade entre empresas concorrentes, poder dos fornecedores, poder dos clientes e ameaça a entrada de novos concorrentes.

(C) A rede de firmas produtivas consiste em uma situação intermediária entre o mercado atomizado e a empresa verticalmente integrada. Do ponto de vista econômico, uma das vantagens das redes e favorecer as economias por meio do aumento das economias de escala e do escopo.

Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.

(C) A Constituição Federal de 1988 estabelece a livre concorrência e a defesa do consumidor como princípios da atividade econômica. A partir da edição do Código de Defesa do Consumidor, observam-se políticas interventivas para que a ordem econômica beneficie o consumidor.

(C) No Brasil, existem dois tipos de ação para a defesa da concorrência, uma de caráter repressivo, com vistas a reprimir as condutas anticompetitivas dos agentes, e outra de caráter preventivo, cujo objetivo e evitar a concentração das estruturas de mercado para coibir o poder de mercado.

(C) Existindo a denominada externalidade, o custo de oportunidade social de um bem difere do custo de oportunidade privado. As externalidades referem-se, portanto, ao impacto de uma decisão sobre pessoas que não participam dessa decisão.

(C) O novo arranjo institucional implantado no Brasil na década de 90 do século passado possibilitou a criação das agências de regulação, cujo objetivo foi fornecer segurança ao investidor privado, garantindo-lhe regras claras e estáveis de longo prazo, com preços fixados e cronogramas de investimento transparentes.

(C) O risco moral, relacionado a presença de informação assimétrica, engloba o denominado problema agente-principal, que ocorre no caso em que o agente, devendo agir no interesse do principal, e incentivado a agir de forma contrária ao que espera o principal. Isso ocorre porque o agente tem mais informações sobre suas ações do que o principal e, também, porque o principal não pode monitorar perfeitamente o agente.

(E) Se o custo marginal social for igual ao benefício marginal, haverá o que se denomina falha de mercado. Essa falha ocorre somente no caso de existirem mercados incompletos, concorrência imperfeita, externalidades ou informação assimétrica.

No que se refere a análise de politica monetária, aos modelos de crescimento, ao sistema financeiro nacional e as teorias da inflação, julgue os itens que se seguem.

(C) O subsistema normativo, que compõe o Sistema Financeiro Nacional, engloba as instituições — como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento da economia, assim como os parâmetros para a intermediação financeira e para a fiscalização da atuação das instituições operativas.

(E) Adotando o regime de câmbio flutuante, o Banco Central do Brasil (BC) expande ou contrai a base monetária por intermédio da compra ou venda de reservas internacionais, impondo disciplina a condução da política econômica. Essa passividade da política monetária fará que, no longo prazo, a taxa de expansão monetária do país com câmbio flutuante seja igual à taxa de expansão monetária do país ao qual a moeda está atrelada na flutuação.

(C) No modelo de crescimento de Solow, a convergência consiste na hipótese de que a economia se relaciona de forma inversa com a renda e, no longo prazo, a renda de todos os países converge para o mesmo valor.

No que se refere a economia do setor publico, julgue os itens a seguir.

(C) A função de estabilização da economia difere das funções alocativa e distributiva por utilizar instrumentos macroeconômicos para manter o nível adequado de utilização dos recursos e do balanço de pagamentos.

(E) De acordo com o principio da equidade, referente a avaliacao do sistema tributário, o governo deve tributar mais quem tem renda mais alta.

(E) O imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação e o imposto sobre produtos industrializados são exemplos de tributação estadual sobre o consumo.

(C) No Brasil, as agências de regulação foram criadas como órgãos técnicos com autonomia administrativa e financeira em relação ao Poder Executivo.

(E) A curva de Laffer indica a relação entre a receita governamental obtida com tributação e as possíveis taxas de tributação. Essa curva é representada por um gráfico que começa onde a receita é zero, na origem, e cresce até a taxa máxima de receita, cuja taxa de tributação é de 100%.