Questões de História e Geografia de RO – FUNCAB

 

 

1. (FUNCAB/SEDUC-RO/2013) Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que:

 

A) o aumento da taxa de desmate em Rondônia (e em outros estados fronteiriços do país, como Pará e Mato Grosso) se deu, em parte, devido a incentivos do governo militar a interessados em ocupar regiões de fronteira agrícola.

 

B) a implantação de áreas de pastagem no Estado não representa ameaça à preservação do seringal, dada a possibilidade de reaproveitamento ambiental dessas terras.

 

C) as taxas de desflorestamento de Rondônia apresentaram, nos últimos dois anos, aumento significativo seguido de redução discreta, contrariando período anterior de queda contínua, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

D) as “indefinições” do antigo Código Florestal brasileiro, vigente até meados de 2012, foram até então aproveitadas por ruralistas para desmatar.

E) a criação do Parque Nacional de Pacaás Novos e da Reserva Biológica Nacional do Jaru, no estado de Rondônia, teve como objetivo a preservação ambiental da região Amazônica.

 

 

2. (FUNCAB/SEDUC-RO/2013) O desenvolvimento econômico de Rondônia se acelerou em fins do século XIX e início do século XX, com as práticas extrativistas. Em relação à economia de Rondônia, é correto afirmar:

 

A) O desenvolvimento não se intensificou nos anos 1960 e 1970, apesar dos incentivos fiscais ao setor vegetal e dos projetos de construção de rodovias e de implantação de núcleos de colonização.

 

B) O extrativismo e a agropecuária deixaram de ser a base da economia do Estado, em razão de novos investimentos do Governo Federal e do incremento de infraestrutura nas últimas décadas.

 

C) O primeiro ciclo de desenvolvimento esteve ligado à descoberta de ouro e cassiterita na região.

 

D) A extração de borracha e de castanha-do-brasil (castanha-do-pará) assegurou o desenvolvimento do Estado até os anos 1990, quando tal atividade foi definitivamente interrompida.

 

E) A madeira é hoje responsável por aproximadamente 10% das exportações do Estado, não obstante a alta taxa de desmatamento.

 

3. (FUNCAB/SEDUC-RO/2013) A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Missão Rondon, ambas do início do século XX, desempenharam importante papel na ocupação da área hoje pertencente ao estado de Rondônia. É correto afirmar que:

 

A) a Missão Rondon integrou o oeste brasileiro às outras regiões do país por meio de um sistema de telégrafos, que deu novo impulso à colonização.

 

B) a construção da Madeira-Mamoré atraiu gente de todo o Brasil e do exterior, que já naquela época invadiu as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, nos extremos da ferrovia, em busca do ouro, recém-descoberto.

 

C) a ferrovia foi construída na fase inicial da mineração e teve como objetivo escoar o ouro extraído das minas para outras regiões do país e para o exterior.

 

D) a integração nacional do oeste brasileiro promovida pelo Marechal Cândido Rondon afetou drasticamente a cultura e a vida dos povos indígenas da região.

 

E) a criação da ferrovia se deu como parte das obrigações firmadas no Tratado de Petrópolis (1903), entre Brasil e Estados Unidos, que visava ao escoamento da borracha para este país.

 

4. (FUNCAB/SEDUC-RO/2013) A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:

 

A) a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no início do século XX.

 

B) a descoberta de ouro e cassiterita nos anos 1960 e 1970.

 

C) a fundação de arraiais coloniais às margens do rio Guaporé, com a descoberta de ouro em Mato Grosso.

 

D) a criação da zona de livre-comércio em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia.

 

E) o deslocamento de grandes levas migratórias originárias sobretudo do Nordeste em fins do século XIX.

 

5. (FUNCAB/SEDUC-RO/2013) Localizado no extremo oeste da região Norte do Brasil, o estado de Rondônia se encontra em área abrangida pela Amazônia Ocidental.

 

No que se refere aos seus aspectos naturais, é correto afirmar:

 

A) O rio Madeira apresenta, ao longo de toda sua extensão, francas condições de navegabilidade para embarcações de tipos variados.

B) A produção de eletricidade no Estado é feita até hoje apenas por termelétricas, dado o baixo potencial hidráulico dos rios da região.

 

C) A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificou áreas do Estado com grande possibilidade de recomposição da cobertura florestal por meio de métodos artificiais e naturais.

D) A vegetação de cerrado é predominante no Estado, que apresenta apenas pequena faixa de floresta amazônica fluvial à leste.

E) A maior parte do território de Rondônia é constituída por extenso planalto, diferenciando-se apenas da região sul do estado, onde ocorrem elevações e depressões.