Questões de Administração Pública da ESAF – 2013

 

 

 

1. (ESAF/AFC/STN/2013) Pode-se afirmar que foram aspectos negativos da reforma administrativa da década de trinta, exceto:

 

a) tentou ser, ao mesmo tempo, global e imediata.

b) dava ênfase ao controle.

c) gradualismo e seletividade eram seus princípios.

d) centralização no DASP.

e) pautava-se por normas gerais e inflexíveis.

 

2.  (ESAF/AFC/STN/2013) A respeito do processo evolutivo da Administração Pública brasileira, incluindo as reformas administrativas, seus princípios, objetivos e resultados, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

 

(V) No plano organizacional das estruturas internas às suas unidades administrativas e de produção, a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde a sua configuração moderna estabelecida no final dos anos trinta.

(V) A fragmentação da Administração Pública brasileira foi reflexo do poder local exercido outrora por representantes da economia agrária.

(F) O DASP foi criado na década de trinta com diversas funções à exceção da colaboração e controle do orçamento.

(V) O estilo da reforma administrativa da década de trinta foi, ao mesmo tempo, prescritivo e coercitivo.

 

a) V, V, F, V

b) F, F, V, F

c) F, F, V, V

d) V, V, V, V

e) V, V, V, F

 

3. (ESAF/AFC/STN/2013) A respeito da chamada administração pública gerencial, analise as assertivas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

 

(V) A administração gerencial era considerada, quando da sua implementação, uma forma de trazer as mais recentes conquistas da administração de empresas para a administração pública.

(V) O paradigma gerencial contemporâneo, que se dizia fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigia formas flexíveis de gestão, conforme se depreende do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

(V) A administração gerencial visava transferir atividades de setor de serviços competitivos ou não exclusivos mediante o processo de publicização, ou seja, adoção pela sociedade, de formas de produção não lucrativas de bens e serviços públicos.

(F) As agências executivas também surgem como uma proposta inovadora da reforma administrativa gerencial no setor de atividades não exclusivas do Estado.

 

a) F, F, V, F

b) V, V, V, F

c) F, F, V, V

d) V, V, F, F

e) V, F, V, F

 

4. (ESAF/AFC/STN/2013) A respeito das características da administração burocrática e da administração gerencial, atribua à assertiva que descreva aspectos da administração burocrática e G à assertiva que descreva aspectos da administração gerencial. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

 

(B) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.

(G) Pensa na sociedade como campo de conflito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

(G) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.

(B) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.

 

a) G, G, B, G

b) B, G, B, B

c) B, B, G, G

d) B, G, G, B

e) G, B, B, G

 

5. (ESAF/AFC/STN/2013) Considerando que o termo governança em sentido amplo pode ser definido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo, os aspectos comumente relacionados a este termo são os seguintes, exceto:

 

a) legitimidade do espaço público em constituição.

b) estabelecimento de redes e mecanismos de coordenação.

c) gestão das interações e das interdependências que sempre produzem sistemas alternativos de regulação.

d) repartição do poder entre aqueles que governam e os que são governados.

e) descentralização da autoridade e das funções ligadas ao ato de governar.

 

6. (ESAF/AFC/STN/2013) Ao levar em conta o processo decisório, sabemos que todo gestor pode incorrer em determinadas armadilhas ocultas na tomada de decisão.

A Coluna I descreve algumas dessas armadilhas, enquanto a Coluna II traz algumas situações concretas envolvendo tais armadilhas.

Correlacione as Colunas I e II e assinale a opção que expresse a sequência correta para a Coluna II.

 

COLUNA I

 

COLUNA II

(1) Armadilha da âncora

 

 

(3) Você é o dirigente de uma próspera empresa de médio porte que tenta decidir se suspende ou não a tão planejada ampliação da fábrica. Há tempos você receia que a empresa não seja capaz de sustentar o rápido ritmo de crescimento das exportações. Mas antes de engavetar o projeto, você resolve ligar para outro presidente de uma empresa similar, que recentemente cancelou a construção de uma nova fábrica, para saber os seus motivos. O executivo faz uma bela defesa da tese de que a cotação do dólar está prestes a cair consideravelmente em relação a outras moedas. Diante disso você toma tal conversa como fator decisivo e arquiva o projeto de expansão.
(2) Armadilha do custo irrecuperável

 

 

(2) O marketing, ao tentar projetar as vendas de um produto para o ano seguinte, muitas vezes parte do exame do volume de vendas registradas nos anos anteriores.
(3) Armadilha da evidência confirmadora

 

 

(1) No passado, você entrevistou e contratou um empregado para a sua empresa contrariamente à orientação do seu departamento de gestão de pessoas.

 

Com o passar do tempo, ele demonstra não possuir as competências comportamentais necessárias para o exercício do cargo. A despeito disso, você teima em não demiti-lo em função das críticas que receberia pela contratação ocorrida outrora.

 

a) 1, 3, 2

b) 3, 2, 1

c) 2, 1, 3

d) 1, 2, 3

e) 2, 3, 1

 

7. (ESAF/AFC/STN/2013) A respeito dos sistemas de informação no governo, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

 

(F) A automação de processos para a prestação de serviços on line ao cidadão deve ocorrer independentemente do nível tecnológico da organização e do processo de maturidade dos sistemas corporativos.

(V) Na era do conhecimento e da informação, a sociedade e as organizações precisam se ajustar às rápidas mudanças tecnológicas e compartilhar o conhecimento por meio da tecnologia.

(F) O processo de dimensionamento dos sistemas de informação deve procurar desprender-se das características sociais e culturais das organizações a que irão servir.

(V) As organizações públicas precisam projetar sistemas que possam prover serviços à sociedade e no ambiente interno proporcionar aos gestores públicos informações necessárias para a gestão dos processos e tomada de decisão baseadas em análises e fatos.

 

a) F, F, V, F

b) V, F, F, F

c) V, V, F, F

d) F, F, V, V

e) F, V, F, V

 

8(ESAF/AFC/STN/2013) A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações.

A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas.

As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto:

 

a) Domínio pessoal

b) Modelos mentais

c) Visão compartilhada

d) Aprendizagem individual

e) Pensamento sistêmico

 

9. (ESAF/AFC/STN/2013) A Coluna I traz a nomenclatura das diversas formas de analisar o retorno financeiro dos projetos. A Coluna II traz o conceito de cada uma dessas formas. Correlacione as Colunas I e II e, ao final, selecione a opção que expressa a sequência correta para a Coluna II.

 

COLUNA I

 

COLUNA II

(1) Valor presente líquido (VPL)

 

 

(2) Consiste em selecionar os projetos que retornem o capital investido no tempo mais curto.
(2) Payback (1) A partir do conhecimento do fluxo de caixa dos projetos em análise, convertem-se todos os valores futuros para o presente, baseando-se em uma determinada taxa. Os projetos de maior interesse serão aqueles que possuírem saldos positivos mais elevados.

 

 

(3) Taxa interna de retorno (TIR)

 

 

(3) É a taxa de juros correspondente a um valor nulo para o valor presente líquido. Para serem financeiramente interessantes, os projetos devem possuir taxas de rendimento superiores à taxa de retorno intrínseca.

 

 

 

a) 1, 2, 3

b) 3, 2, 1

c) 2, 1, 3

d) 3, 1, 2

e) 2, 3, 1

 

10. (ESAF/AFC/STN/2013) A respeito do papel das instituições de controle externo da Administração Pública, assinale 1 para as funções exercidas isoladamente pelo Congresso Nacional, 2 para as funções exercidas isoladamente pelo TCU e 3 para as funções exercidas em conjunto pelo Congresso Nacional e pelo TCU e marque a opção correta.

 

(1) Julgamento anual das contas prestadas pelo Presidente da República.

(3) Sustação de despesas não autorizadas.

(2) Apreciação, mediante parecer prévio, das contas do Presidente da República.

 

a) 3, 1, 2

b) 2, 1, 3

c) 1, 2, 3

d) 2, 3, 1

e) 1, 3, 2