Questões de Auditoria – PMPV – 2009

 

1. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Analise as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

 

I. O auditor deve obter evidências suficientes para identificar partes relacionadas na fase de planejamento possibilitando detectar, no decorrer dos trabalhos, quaisquer fatos relevantes que as envolvam.

II. O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subsequentes e relevantes ao exame das demonstrações contábeis, mencionando-os sempre como ressalva ou parágrafo de ênfase.

III. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis.

 

A) somente a assertiva I está correta;

B) somente a assertiva II está correta;

C) somente as assertivas I e II estão corretas;

D) somente a assertiva III está correta;

E) somente as assertivas I e III estão corretas.

 

2. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Quando as evidências que fundamentam o trabalho do auditor independente são obtidas a partir de informações verbais da administração da empresa auditada, torna-se necessário que o auditor confirme-as através do documento denominado:

 

A) Ofício de Confirmação;

B) Carta de Circularização;

C) Carta de Responsabilidade da Administração;

D) Carta de Declaração da Gerência;

E) Ofício de Circularização.

 

3. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Sobre a evidenciação das responsabilidades do auditor e da administração da entidade auditada que devem ser mencionadas no parecer, NÃO está correto afirmar:

 

A) o parecer deve conter a descrição concisa dos trabalhos executados pelo auditor;

B) o auditor deve, no seu parecer, declarar se o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoria;

C) a administração é responsável pela preparação e pelo conteúdo das demonstrações contábeis, cabendo ao contabilista que as assina, a responsabilidade técnica;

D) o auditor é responsável pela opinião que expressa sobre todas as demonstrações contábeis da empresa auditada;

E) o parecer deve expressar, clara e objetivamente, se as demonstrações contábeis auditadas, em todos os seus aspectos relevantes, na opinião do auditor, estão adequadamente representadas ou não, consoante as disposições contidas nos Princípios Fundamentais de Contabilidade e nas Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, na legislação específica.

 

4. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a serem testados, o auditor:

A) deve, obrigatoriamente, usar métodos de amostragem estatística;

B) pode empregar técnicas de amostragem;

C) deverá, na determinação da amostra, empregar técnicas de amostragem não estatística;

D) empregará, somente, testes estatísticos;

E) pode utilizar técnicas de seleção aleatória baseada em sua experiência profissional.

 

5. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Ao auditar a empresa Alfa S.A., o auditor independente constatou que as demonstrações contábeis da entidade auditada foram afetadas de maneira relevante pela adoção de práticas contábeis em desacordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade. Os desvios apurados pelo auditor, apesar de discutidos tempestivamente com a administração da empresa, não foram acatados.

Considerando a situação exposta, está correto afirmar que o auditor neste caso, deverá emitir:

 

A) parecer com ressalva ou adverso;

B) parecer sem ressalva;

C) parecer com abstenção de opinião;

D) parecer com abstenção de opinião por práticas contábeis inadequadas;

E) parecer com abstenção de opinião por incertezas.

 

6. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Constitui o conjunto de todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitam prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio. Essa definição corresponde:

 

A) a Contabilidade;

B) a Auditoria;

C) ao Controle interno;

D) ao Planejamento;

E) a Controle de qualidade.

 

7. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) As Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade definem os conceitos de “erro” e “fraude”. De acordo com as referidas normas, assinale a opção que apresenta, exclusivamente, atos que caracterizam “erro”.

 

A) Omissão de transações nos registros contábeis – aplicação de práticas contábeis indevidas;

B) Interpretação incorreta das variações patrimoniais – aplicação incorreta das normas contábeis;

C) Registro de transações sem comprovação – interpretação errada das variações patrimoniais;

D) Aplicação de práticas contábeis indevidas – aplicação incorreta das normas contábeis;

E) Supressão de transações nos registros contábeis –  apropriação indébita de ativos.

 

8. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, sobre os “testes substantivos” está correto afirmar.

 

A) Têm como finalidade a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil das entidades.

B) São realizados nas áreas que necessitam de maior controle porque estão mais expostas a um risco proporcionalmente maior em termos de distorções.

C) Têm como objetivo a verificação e avaliação dos controles internos, se estes estão de acordo com os processos requeridos pela administração e se são suficientemente seguros e confiáveis para a devida salvaguarda do patrimônio.

D) Os principais testes substantivos são: teste de compras, testes de vendas, testes de custos e testes de pessoal.

E) Os testes substantivos são também denominados como testes de aderência.

 

9. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

 

I. Os papéis de trabalho são de propriedade da entidade contratante dos trabalhos de auditoria que é responsável por sua guarda e sigilo.

II. Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações coligidas pelo auditor que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.

III. Os papéis de trabalho podem ser preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, e devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

 

A) Somente as assertivas II está correta.

B) Somente a assertiva III está correta.

C) Somente as assertivas I e III estão corretas.

D) Somente as assertivas II e III estão incorretas.

E) Todas as assertivas estão corretas.

 

10. (FUNCAB/Auditor do Tesouro Municipal – PMPV/2009) É o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, a afirmativa refere-se:

 

A) aos princípios fundamentais de auditoria;

B) exclusivamente aos testes de auditoria substantivos;

C) aos planos de auditoria;

D) somente aos testes de observância realizados pelo auditor;

E) aos procedimentos de auditoria.