Questões Selecionadas de Economia

 

01. (VUNESPE/Economista/BNDES-2002) Com relação à participação do governo na economia, estudos empíricos demonstraram que, no longo prazo, a evolução da participação do gasto público na renda dos países avançados é:

 

(A) decrescente, derivando-se desta evolução a chamada “lei de Wagner” das Finanças Públicas.

(B) decrescente, derivando-se desta evolução a chamada “Curva de Laffer”, aplicada às Finanças Públicas.

(C) crescente, derivando-se desta evolução a chamada “lei de Wagner” das Finanças Públicas.

(D) crescente, derivando-se desta evolução a chamada “Curva de Laffer”, aplicada às Finanças Públicas.

(E) crescente, derivando-se, do padrão de evolução constatado, a chamada “lei de Say”, aplicada às Finanças Públicas.

 

02. (ESAF/AFC-CGU/2004)  A necessidade de atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Assim, é correto afirmar que:

 

a) a função distributiva do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado.

b) a função alocativa do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego.

c) o governo funciona como agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo os para os segmentos menos favorecidos.

d) a função estabilizadora do governo está relacionada ao fato de que o sistema de preços não leva a uma justa distribuição de renda.

e) a distribuição pessoal de renda pode ser implementada por meio de uma estrutura tarifária regressiva.

 

03. (ESAF/AFC-CGU/2004) Os modelos macroeconômicos procuram analisar o comportamento dos gastos públicos durante o tempo. Os modelos que tentam associar o crescimento dos gastos públicos com os estágios de crescimento do país foram desenvolvidos por:

 

a) Peacock, Wiseman e Wagner.

b) Adolpho Wagner.

c) Peacock, Wiseman e Herber.

d) Musgrave, Rostow e Herber.

e) Musgrave, Rostow e Kay.

 

04. (ESAF/Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento/2005)  De acordo com a teoria das Finanças Públicas, existem algumas circunstâncias conhecidas como falhas de mercado, que impedem que ocorra uma situação de ótimo de Pareto. Assinale a opção falsa no tocante a tais circunstâncias.

 

a) Existência de bens públicos.

b) Externalidades.

c) Existência de monopólios naturais.

d) Maior transparência dos mercados.

e) Mercados incompletos.

 

05. (SEFAZ/Analista do Tesouro do Estado do Amazonas/2005) A disciplina Finanças Públicas pode ser definida como o estudo da:

 

(A) obtenção, criação, gestão e dispêndio, pelo Estado, dos meios materiais e serviços visando à satisfação das necessidades coletivas;

(B) sistemática impositiva de mecanismos de controle, transparência e fidedignidade das informações prestadas pelos gestores públicos;

(C) natureza jurídica das relações travadas entre particulares e o Estado no exercício do poder de polícia;

(D) avaliação do cumprimento das metas previstas nos instrumentos de planejamento orçamentário;

(E) sistemática de controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres dos entes federados.