Questões Filosóficas II

 

1) Por que dizemos que Hegel desbanaliza a História?

Resposta: Podemos dizer que Hegel desbanaliza a História porque não a encara como algo óbvio, que não precisa ser estudado quando se trata de verdade, Filosofia e formação de consciência.

2) Qual a crítica que Hegel faz a Kant?

Resposta: Para Hegel, Kant coloca todo o foco na análise da razão para não cair nos mesmos erros dos filósofos anteriores que se esqueceram da verdade. Com esse receio em não errar, Kant acaba limitando o campo do conhecer. Kant também quis fazer uma análise crítica para determinar as condições de possibilidade do conhecimento. Ele necessariamente usou esse mesmo conhecimento para delimitar suas ações: então, Kant estava usando o conhecimento para criticar o conhecimento, de tal forma que já está pressuposto o que ele está querendo analisar.

3) Quais são as três relações que a consciência deve estabelecer para que ela se reconheça como tal?

Resposta: A consciência nasce em consequência de um processo de desenvolvimento que possui três dimensões essenciais: relações morais, com a natureza e com a linguagem.

4) Qual o sentido que Hegel dá para a palavra dialética?

Resposta: O sentido dado à palavra dialética é que cada consciência é a consciência do seu próprio tempo, compreende também seu lugar no processo histórico e vai também compreender a lei interna desse mesmo processo.

5) Explique como ocorre a dialética entre o senhor e o escravo.

Resposta: A dialética entre o senhor e o escravo ocorre por meio da relação entre eles, que permite que ambos sejam reconhecidos como consciência. Esse processo é dialético, pois o senhor subjuga o escravo, mas precisa dele para ser reconhecido como consciência, o que fará com que os papéis se invertam.

6) O que quer dizer consciência infeliz?

Resposta: A consciência infeliz é a infelicidade na percepção de que ela está separada do mundo. É a consciência dessa profunda e dilacerante solidão. A melancolia é o sentimento natural devido à separação da realidade a partir da dicotomia entre o sujeito e o objeto.

7) Por que Hegel pode dizer que todas as disputas filosóficas da história não foram sem sentido?

Resposta: As análises históricas empreendidas por Hegel querem demonstrar como um fato  histórico faz parte de um processo que resulta em outro. Assim, ele analisará toda a história da filosofia de Tales de Mileto até seus dias para demonstrar como cada filosofia se relaciona com a outra. Esse processo é essencial, pois permite a Hegel afirmar que todas as disputas filosóficas não foram desnecessárias, continentes e sem sentido, mas faziam parte de um processo de autoconhecimento da consciência.

8) O que vem a ser Dialética?

Respostas:

- É a arte de conduzir uma discussão para revelar contradição;

- É o método filosófico/científico que procura desenvolver o conhecimento por meio de perguntas;

- É o método para que a alma consiga compreender conceitualmente a realidade;

- É o método pelo qual a alma supera a divisão do mundo sensível e encontra o ser;

Na filosofia de Platão há a separação de dois mundos distintos quando este estabelece sua teoria do conhecimento.